sexta-feira, 27 de julho de 2012

Remédio pra "non sense"

     Vamos fazer uma arbitragem, ok? Vou me referir a todos os "pensadores", os grandes nomes (Descartes, Platão, Nietzsche, Kant, etc.) de "X", tudo bem? Vamos lá, todos eles escreveram coisas, muito interessantes por sinal, mas como resgatar seu pensamento original? Ler tudo, você pensou. Acaso isso seria o suficiente? Ou melhor, seria minimamente suficiente?
     Não vou dar respostas prontas, até por que não as tenho certas, mas apesar disso fico bestializado com a falta de bom senso de muitos, inclusive daqueles acadêmicos que não se preocupam em notar a falha que cometem ao fazer uma leitura, ainda que aprofundada, mas sem perceber a vaguidão das palavras sem contexto... "Pensador 'X' disse isso", mas o que ele realmente quis dizer? Será que ele não estava só poetizando ou meramente escrevendo alguma coisa sem compromisso?
     Alguém, alguma vez, me refutou dizendo que caso eu entre no âmbito do "e se" não iria chegar a lugar algum... E dar voz a uma interpretação paradigmática vai me fazer chegar? O pior de tudo é saber que alguns encaram o que os "X" escrevem de uma certeza! É quando o barco afunda de vez! Um homem pensando uma certeza? É conversa pra boi dormir! Chuta que é macumba! Saravá Satanás!
     É de uma inocência sem precedentes! Mas quem sou eu para repreender, não é mesmo? Um mero leigo que não guardou volume de informação o suficiente para citar nomes de grandes "X" ou saber minimamente que seja recitar seus pensamentos.
     Ainda bem que esse fenômeno macabro não acomete todo mundo! Sim! Ainda temos almas sensatas nesta terra! (Me perdoem a pausa, é que odeio déjà vu, e pra não dar o ar da graça a ele escrevo isto aqui confirmando que fiz algo que ele não me revelou, mas voltemos). Existem ainda pessoas cientes de que o "gênio maligno" Cartesiano nada mais era que uma ilustração, para elucidar melhor aquilo que não conseguia expressar por outras palavras e também que o "mundo das essências" de Platão era uma viagem viajada demais e só a utilizou para aquietar a pulga atrás da orelha que sempre teve sobre as coisas e suas causas.
     Portanto concordo com Slavoj Zizek, quando concluiu que a ciência tem se tornado monstruosa demais devido ao seu crescimento desordenado, e a solução pra isso é o bom senso! Veja: é bom, de graça e nos livra de solipsismos desagradáveis!

2 comentários:

  1. Eu senti a critica véi, mas não é tão simples assim como uma simples decisão...

    ResponderExcluir
  2. Não é nem uma questão de decisão, mas de postura mesmo, de saber que o que você está lendo está passível de divergências, de novas interpretações...

    ResponderExcluir